Monday, January 30, 2017

Passeando por Antuérpia: Parte I

Na segunda metade de novembro, minha sogra veio nos visitar por alguns dias. No final de semana, fomos passear em Antuérpia (e, à noite, ir num show de um famoso cantor - mas isso eu conto em outro post :-)  ).

Num sábado beeeem frio, chegamos em Antuérpia. A primeira parada foi na praca central, ou Grote Markt. A prefeitura, com seu prédio...

... cheio de detalhes, como a sacada no piso superior, e as pequenas janelinhas no teto.

Na frente da prefeitura, a fonte com a estátua de Silvius Brabo.

Conta a lenda que Silvius Brabo era um soldado romano que matou um gigante. Há muitos e muitos anos atrás, havia um gigante (Antigoon) que cobrava imposto para os navios que, vindo do mar, quisessem passar por um rio até a cidade. Quem nao quisesse pagar (ou nao pudesse), tinha sua mao cortada pelo gigante e jogada no rio. Brabo conseguiu vencer e matar o gigante e, como vinganca por todos que perderam sua mao, também cortou a mao do gigante e jogou-a no rio (como se vê na estátua). E o que isso tudo tem a ver com Antuérpia? Bem, o nome Antwerpen significa 'arremessar a mao': exatamente o mesmo ato que Silvius Brabo fez com a mao do gigante :-)

Ainda na praca, os lindos prédios...

... da liga dos comerciantes.

No topo, estátuas douradas.

A catedral da Nossa Senhora, ou Onze-Lieve-Vrouwekathedraal - a construcao mais alta de Antuérpia! Ela possui a torre mais alta (123 metros) dos países do Benelux, e o belfry (campanário) faz parte do patrimônio da Unesco.

Saindo da praca, fomos caminhando em direcao a um café. Pausa para tirar fotos...

... e admirar os detalhes, como os dessas janelas :-)

Chegamos: Caffe Mundi, a uma quadra da praca central (e dica dada pelo pessoal do Centro de Turismo em Antuérpia, onde eu peguei um mapa da cidade).

Interior do café, com...

... almofadas feitas de sacos de estopa de café e...

... antigos moedores.

Ótimo café! Dica do Centro de Turismo aprovada :-)

No comments: