Saturday, January 14, 2017

Passeando por Heiligendamm ao Amanhecer

Acostumados a acordar cedo de manha (Pink e Floyd tem uma expectativa exata do horário em que o café da manha deve ser servido :-)  ), fomos dar uma caminhada na praia. As cores do céu, com o sol ainda baixinho, estavam lindas!

Saindo do pátio do hotel...
... fomos até o pier.

 De um lado, o sol tentando quebrar a barreira das nuvens. Do outro lado...

 ... a meia penumbra do amanhecer.

Ao fundo, o hotel - que, aliás, em 2007, foi ponto de encontro do G8. Mas eu acho que nao dormimos no quarto da Angela Merkel ou do Bush :-) . Além dos prédios do hotel que já mostrei no nosso primeiro passeio...

... há um, na direita ao fundo, em formato de fortaleza. Nao sei porque ele foi construído em formato de fortaleza (nao combina com a regiao e nem com os outros prédios), mas o arquiteto deve saber :-)

Caminhando pelo calcadao da praia, mais uma vista dos prédios e casas que, no século 19 (lá por 1874), serviam como casas de verao para a nobreza. Como todos eram pintados em branco, a orla ganhou o nome de 'Cidade Branca a Beira Mar'.

Hoje eles passam uma reforma para serem vendidos a precos altíssimos- pelo menos a arquitetura original vai ser preservada, depois de eles terem sido completamente negligenciados durante o período do Comunismo, quando Heiligendamm fazia parte da Alemanha Oriental.
Olhando para eles, eu penso: quem será que morou antigamente aqui? Que história...

... esses casaroes tem para contar? Quais foram os dramas, romances e tragédias que essas paredes presenciaram? 

Voltando para o hotel, fomos direto para o prédio do Kurhouse (de 1816!) onde tomamos o café da manha. Mesmo com o friozinho, sentamos do lado de fora, aproveitando até o finalzinho a lindíssima paisagem e o ar puro do mar.


E assim terminaram nossas mini-férias! Hora de pegar a estrada e encarar o trânsito por muuuuitas horas. Aliás, engracado pensar que a costa belga é bem mais perto de Aachen (2 horas e meia de carro) do que a costa alema (7 horas de viagem!).


Chegando em casa, souvenirs da viagem. Do restaurante Aqua, ganhamos de presente uma sacola com um vinho branco personalizado do restaurante.

E do hotel Heiligendamm, 4 bombons, numa caixinha com a imagem do hotel. Muito mimoso :-)

3 comments:

christian werner said...

O prédio com um toque medieval tem a ver, acho, com o "ecletismo" (últimas décadas do XIX, primeira do XX): https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_ecl%C3%A9tica (nao que esse verbete seja muito bom=

christian werner said...

Muito melhor este; https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_historicista

Márcia Cobar said...

Que bela essa cidade Angie!
A luz da aurora deixa as fotos com uma cor maravilhosa mesmo. Belo passeio!