Tuesday, January 17, 2017

Visitando a Exposicao 'Körperwelten'

Na metade de outubro, num domingo, fomos visitar a exposicao 'Körperwelten - Eine Herzenssache''  (Body Worlds) em Aachen.
A exposicao, do médico anatomista alemao Gunther Von Hagens, mostra o corpo humano: ele inteiro, ou em partes (como o sistema digestivo, por exemplo). A controvérsia é que os corpos expostos sao realmente cadáveres (doados pela própria pessoa quando ainda viva), conservados através da técnica de plastinacao (patenteada por Gunther). Algumas instalacoes sao artísticas, e outras verdadeiras aulas de anatomia.

Eu já havia visitado outra versao da Körperwelten em 2001, quando morava em Bruxelas. Me lembro que fiquei muito impressionada com dois detalhes: um mostrava o esqueleto, os músculos e a pele, de uma pessoa, completamente separados. O outro detalhe, meio macabro, é que em várias instalacoes se via a pele com tatoos: o que faz com que se tenha uma impressao muito mais forte de aqueles sao mesmo cadáveres, de pessoas que um dia estiveram vivas como a gente, e nao bonecos de plástico.


Entrada da exposicao. Fotos no interior nao sao permitidas.

No comments: