Sunday, July 27, 2008

O Experimento...

... foi sucesso de crítica :o))) Ebaaaaa :o)

Componentes:
- Limao grama (aliás, acho que é esse o nome. Em alemao, se chama Zitronengrass, e em inglês, lemon grass). Correçao da Ana (brigaduuu!): capim-limao, ou erva-cidreira. A parte que se usa é bem dura, entao acho que deve ficar perto do caule, nao?
- Champignons
- Vagem verde
- Abobrinha
- Cebola
- Alho
- Peito de frango
- Leite de côco

Piquei a cebola e o alho, e deixei refogar. Nesse meio tempo, temperei o frango com sal, pimenta moída na hora e alecrim (normalmente, coloco também o suco de um limao, mas nao achei mais nenhum na minha geladeira, snifsnif). Depois de deixar o frango dourar junto com a cebola e o alho, joguei todos os outros ingredients na wok. Ah, quanto ao limao grama, como ele é bem durinho, pique, pique muito: o sabor vai ficar no prato, mas os dentes nao precisam perceber o dito cujo :o) (até porque ele é fibroso, e portanto, um saco de mastigar, args!)

Acabou faltando gengibre, mas entra na receita na próxima vez :o) Depois dos legumes ficarem levemente macios (mas ainda crocantes), joguei uns 300ml de leite de côco. Aliás, o leite de côco é elemento primordial na receita, e tem que ser um cremoso. A umas semanas atrás, comprei um que era muito líquido (para uma sopa tailandesa) e nao ficou nadica de bom :o( Mas, esse da embalagem roxinha, ficou o tchan! :o) Normalmente, eu misturaria caldo de legumes também. Mas, como o champignon e a abrobrinha juntam muita água, nao foi preciso.

E, para finalizar, uma colherzinha de chá de curry verde (é uma pasta fedorenta, mas dá um sabor! E, cuidado: é muito, mas muito forte!), e chilli em pó.

E, tchan-tchan: o resultado final!!! Experimento 100% aprovado :o)


P.S. E, sim, o limao grama é essencial! :o)

10 comments:

Anonymous said...

É capim-limao ou erva cidreira. Nao existe limao grama em portugues. Alem do mais, nao sao vagens verdes, mas ervilhas-tortas (ou simplesmente ervilhas)isso que voce usou.
Blog curioso.
Xoxo,
A.

Joaninha Bacana said...

Oi A.,
Mmm, nao é capim-limao ou erva cidreira, porque esses eu definitivamente conheco :o) É limao grama ou grama de limao (qual dos dois, ainda nao tenho certeza :o) É um condimento tailandês). Mas, quando eu descobrir, eu conto aqui :o)
Abracos,
Angela

Silvinha said...

Aiaiai, eu fugia da sua cozinha ontem! Mas fico feliz que vcs dois gostaram!

Beijos e uma boa semana!

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha,
Mas sem curry tbm fica bom, experimenta, experimenta :o)
Beijos!

Anonymous said...

Olha aqui a foto e a descricao no site:
http://de.wikipedia.org/wiki/Zitronengras
Se foi isso que voce usou, é erva-cidreira sim, ao menos na minha terra. Cansei de colher la no interior para cozinhar com peixe e fazer cha.
Sempre compro em lojas tailandesas seja na Inglaterra, seja na Alemanha e é erva-cidreira/capim-limao como no Brasil.
Ate,
Ana

Joaninha Bacana said...

Oi Ana,
E, obrigada pelo site, agora acreditei, hahaha :o) Eh que a erva-cidreira que eu tinha em mente era a folha mesmo, e nao esse caule todo durinho que eu comprei como Zitronengrass. Ok, vou retificar lá no post. Mas, que eu vi limao grama no site da BBC Brasil, lá isso eu vi!
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020110_lucasmendes.shtml

Ts, ts, ts prá eles (e prá mim, hahaha).
Bjs

Anonymous said...

uauuu... o prato ficou lindo... até me deu fome :)
bjs, Mí

Joaninha Bacana said...

Oi Mi,
Só que curry é pimenta :o( Mas, tirando esse pequeno detalhe, acho que ias curtir muito sim :o))) Da próxima vez que vieres, eu faco, tcha comigo :o)
Beijo!

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos said...

Que fome... Quando poderemos provar essas delícias?

Carol Marques said...

Hummm... delícia!
Eu escrevi no post abaixo que Zitronengrass é Capim Limão, mas vi que alguém já escreveu aqui antes.
E acho que deve ter ficado um sabor maravilhoso.
Eu dispenso o Curry e tb o Gengibre. Acho que ía ter luta entre os sabores. Hahaha... :)

Beijocas.