Tuesday, July 8, 2008

Trip para a Normandia - parte III

Hoje tirei o dia de folga do trabalho para estudar/descansar/me preparar para o GMAT (18h). Estudei pra caramba hoje de manha (nem é em cima da hora, hehehe), e agora tô desopilando escrevendo aqui no blog. Daqui a meia hora vou para Maastricht. Que meeeedo :o)

Enquanto isso, a viagem pela Normandia continua :o)

Cedinho fomos até o Mont Saint Micheal.

Mont Saint-Michael: foto tirada pelo namorido na véspera, no pôr-do-sol

No site oficial deles, é possível ver os horários de abertura da abadia (que fica no topo do monte). O que eu nao sabia é que dá para passear na cidadezinha do monte a qualquer horário, mesmo que você nao fique num dos hotéis lá dentro (que, aliás, nao sao tao caros assim, entao talvez também sejam uma boa alternativa). Se nós tívessemos sabido disso antes, provavelmente teríamos aproveitado para jantar na cidadezinha, e comido a famosa omelete da Mère Poulard (recomendada nos meus guias de turismo). Assim, como chegamos muito cedo para a visita pela manha, perdemos a oportunidade de experimentar a tao famosa omelete, pois o restaurante da Mère Poulard só começa a servir a bendita às 11h30 da manha :o) (o que, na verdade, faz sentido, hehehe).
Bom, chegamos no monte às 8h30, e foi uma maravilha: só nós dois caminhando pelas ruas desertas :o) Paramos num café, e aproveitamos para dar uma aquecida (estava frrrio!) e tomar um café com leite.

Mont Saint-Michael cedo pela manha

As 9h, entramos na abadia, no topo. A vista é linda, e a abadia é imensa! Apesar de quase todos os saloes nao terem mobília, só o prédio em si já vale a pena (eu adoro prédios antigos com a respectiva mobília, acho que a atmosfera é outra!). Quando nossa visitaçao acabou, já havia filas grandes do lado de fora para entrar na abadia. E isso em plena segunda-feira de manha, cedinho!!! Também as ruelas da cidadezinha estavam tomadas de gente. Quando vimos a quantidade de ônibus de turismo no estacionamento, entendemos porque :o) Por isso, para quem nao gosta de multidoes como eu, vá o mais cedo possível, que o clima é outro!


Jardim interno da abadia

Olha eu aí :o)

Depois da abadia, fomos ainda visitar um cemitério alemao que fica no caminho para o Mont Saint Michael, onde vários soldados foram enterrados na Segunda Guerra Mundial (apesar do cemitério ter sido construído bem depois).

Do Mont Saint Michael fomos a Caen, nossa próxima parada. Como nosso check-in só seria possível às 17h, decidimos ir visitar direto Omaha Beach e o Museu do Dia D, deixando Caen para visitaçao à noitinha.

A primeira vez que visitei a Normandia (4 anos atrás), tive a maior dificuldade em achar onde ficava Omaha Beach (sim, porque Omaha Beach nao constava no GPS, óbvio). Depois de muito procurar na internet (talvez hoje seja melhor, mas na época me deu uma canseira :o) ), achei o nome de uma cidadezinha: Colleville-Sur-Mer. E, uma vez chegando a Colleville-Sur-Mer, há várias plaquinhas indicando todos os lugais de visitaçao: museu do Dia D, cemitério americano, Omaha Beach, monumentos, etc.
Bom, chegando em Colleville-Sur-Mer, seguimos a indicacao para Omaha Beach, e chegamos numa praia meio deserta, com um hotel Cassino no alto de um morro. O hotel parecia meio decadente, e o restaurante mais ainda, mas como a vista era fantástica (o restaurante-bistrot ficava no subsolo do hotel, mas com as paredes para o mar todas envidraçadas), resolvemos encarar mesmo assim. E que surpresa: namorido pediu uma pizza 4 queijos que ele comeu de joelhos! Nada de molho de tomate ou afins. A pizza era feita com uma massa fininha, e coberta, mas muuuito coberta, com camembert, roquefort, queijo de cabra (e mais um outro queijo, mas nao lembro nem vou lembrar do nome). Era algo impressionante, nunca vi tanto queijo junto sobre uma pizza :o) Delíiiiicia! Eu pedi um croque-monsieur e uma salada de alface. Devia ter pedido a pizza também! Se arrependimento matasse... :o)

A Pizza 4 Queijos de comer de joelhos!

Depois da pança cheia :o) , fomos caminhar pela praia (até porque o termo 'passear' nao se aplica aqui). O dia lindo, um céu super azul, um mar maravilhoso, mas nem por um minuto se esquece o que passou-se por ali, há vestígios por todos os lados. Em Omaha Beach há ainda os restos de um porto construído pelos aliados, e um bunker.

Omaha Beach

Em Colleville-Sur-Mer, há um belo monumento na areia, celebrando a coragem dos soldados e, principalmente, a paz.

Monumento ao Dia D em Colleville-Sur-Mer


A 5 minutos da praia, fica o Museu do Dia D. Vale a pena entrar, há muitos pequenos objetos contando a história do que se passou por ali. Depois da ida ao museu, fomos ainda ao cemitério americano. Numa placa na entrada, lê-se que é proibido rir, conversar em voz alta, comer ou beber (beber? Até água? Achei muito estranho). Ver as milhares de cruzes, uma atrás da outra, em fileiras que nao acabam mais, é impressionante. Impressionantemente triste.
Depois do cemitério, decidimos voltar para Caen. Em Caen mesmo que fica o maior museu da história da Segunda Guerra. Mas, como passamos a tarde toda num lugar que é muito carregado de história, mas de uma história pesada e triste, decidimos deixar para uma próxima vez. Assim, voltamos para Caen, para visitar as abadias (ainda faltava uma hora para o check-in no hotel... 17h é meio tarde, nao?)

Ok, hora de ir para Maastricht. Aqui vou eu :o) Amanha tem mais.

1 comment:

Silvinha said...

Emocionante, fiquei com vontade de conhecer não apenas o Mont Saint Michel como Caen e arredores!

Espero que você tenha ido bem na prova!

Beijos