Sunday, July 6, 2008

Trip para a Normandia

Acabei de voltar de uma caminhada na floresta com o namorido. Aqui em Aachen há uma montanha enorme, coberta de floresta, e com várias trilhas legais para caminhar. Hoje decidimos encarar uma, e caminhamos por uma hora, morro acima, morro abaixo. Santas panturrilhas :o)


Como ainda estou devendo o roteiro e fotos da minha viagem para a Normandia (sim, Mí, nao esqueci de ti, hehehe), segue o relato da trip :o) A propósito, as fotos sao todas by Namorido :o)
Dia 16 de maio, fomos para a regiao Noroeste da França (Normandia), passear por 10 dias. Nossa primeira parada foi Rouen, onde também participamos de um batizado. Um amigo alemao nosso é casado com uma francesa (com quem vou nadar todas as segundas-feiras), e eles têm um filho. Na França, o batizado civil é separado do batizado na igreja. Como os pais querem que o filho decida qual religiao seguir quando ele tiver idade para tomar essa decisao, eles decidiram fazer só o batizado civil. Esse é feito na prefeitura da cidade, e quem celebra a cerimônia é o próprio prefeito. No caso deles, foi feito numa cidadezinha perto de Rouen. Os pais fazem um pequeno discurso, o prefeito também, e aí é assinado um documento onde constam o nome dos pais, do filho, e do padrinho e da madrinha. Depois da cerimônia, toma-se um copo de champagne, e vai-se para o lugar da celebraçao. O batizado foi às 17h, a chegada no lugar da celebraçao foi às 19h. E a janta? Bem, a janta foi às 23h, para desespero de todos os convidados pelo lado do pai do menino (sao todos alemaes, e acostumados a jantar, no mais tardar, às 20h). Os pais dela sao naturais da Normandia, e o jantar é visto como uma grande festa. Como a família mesmo preparou tudo (jantar com 8 pratos, servido à francesa), acabou demorando mais que o previsto. Além disso, o jantar também é uma grande festa: entre os pratos, se levanta da mesa, se dança, se conversa, num clima de festa e informalidade. Entao, a uma hora da manha, ainda estávamos aguardando os queijos e a sobremesa :o) Bem diferente, muito legal, mas fiquei bem feliz de ter feito um lanchinho reforçado antes do batizado, hehehe :oD
No dia seguinte, sábado, aproveitamos a manha para passearmos por Rouen. Apesar de ter sido bastante afetada pela Segunda Guerra, ainda há muitos prédios e monumentos antigos, o que dá um charme todo especial à cidade. A atraçao principal é o relógio de rua e a catedral (pintada inúmeras vezes por Monet).

Relógio


Close do relógio com catedral ao fundo

À tarde, voltamos a cidadezinha do batizado para participar da festa de 1 ano do menino. A festa incluía uma caminhada de duas horas por um bosque, e depois uma farta mesa de café da tarde. Delíiiicia!


Bolos caseiros Deliciosos!


Torre de marrones (será que é esse o nome?): além de coloridos, o sabor era ótimo!
Correçao (créditos para Silvinha): macaron, e nao marrones, hehehe.


Macarons de pertinho

De noite, namorido e eu passeamos pelo Chemin d'Eaux em Rouen. É uma ruazinha bem charmosa, com um canalzinho de água passando pela calçada, e com vários bistrots e cafés charmosos. Ótima dica para jantar à noite.

No domingo, acordamos super cedo, e fomos direto para Giverny, visitar os jardins do Claude Monet (já queria ir a muitos anos, e nunca consegui achar uma ocasiao). Chegamos às 9h40 (o jardim abre às 9h30) e já estava lotado! Malditos ônibus de excursoes! Milhares de japoneses e americanos nas pequenas ruelas do jardim. O encanto se foi com a balbúrdia. Mas deu para curtir assim mesmo. A melhor época para se visitar é Maio (quando as íris estao florindo), ou em Setembro/Outubro (quando as flores aquáticas desabrocham). Nós visitamos na estaçao certa, mas infelizmente, nao fomos os únicos a ter a mesma idéia, hehehe.

Euzinha na frente da casa do Monet

Milhares de íris de todas as cores...

E milhares de turistas também...


Amanha tem mais, que agora o estudo me espera :o)

4 comments:

Anonymous said...

Well, all I can say is. Im hungry.

Anonymous said...

that's way too cool.

Silvinha said...

Uau, fiquei com vontade de conhecer a região! Tive uma péssima experiência com Paris, mas as pessoas mais simpaticas que encontrei por la não eram parisienses, então da p/ arriscar!

Achei super interessante o esquema de batismo deles, não sabia disso. Com meus filhos sera assim!

As fotos estão lindas!!!

Beijos e bom teste p/ vc!

ps:ah, o nome daquele doce é macarron! ;)

Katia Bonfadini said...

Joaninha, amei seu blog e suas fotos! Eu AMO viajar e tenho paixão pela França! Eu, inclusive, me aventurei a aprender francês sozinha, o que faço há dois anos... Além de Paris, só conheci Nice, três castelos no Vale do Loire e a casa de Monet em Giverny. Passando pela Normandia de ônibus, me deu uma vontade louca de ficar por lá e explorar cada pedacinho de terra. O lugar é muito lindo! Como a França tem várias regiões belíssimas e bem diferentes entre si, fica difícil escolher o roteiro pra uma próxima viagem... De qualquer maneira, vale uma consulta ao seu blog!!!