Thursday, September 11, 2008

Scotland - dia 2, primeira parte

No dia seguinte, decidimos visitar calmamente o centro de Edinburgh. Na caminhada do hotel até o centro nos deparamos com uma catedral sendo renovada, e uma faixa dizendo http://www.cathedral.net/. Hightech or what? :o)


Na Princes Street, pausa para uma foto com o castelo de Edinburgh ao fundo.

E essa foto é com uma atraçao a mais: EU, hahaha :o)


Ainda na Prince Street, achamos um relógio cheio de homenzinhos vestindo kilts. Nao é mega fofo? :o)



Continuando a caminhada, numa parada de ônibus:

"Evite: pintura que previne escalar aplicada no telhado do abrigo de ônibus". E a pergunta que nao quer calar: do que é feita uma pintura que previne alguém de escalar o teto dessa parada de ônibus, hem, hem, hem? E, nao, eu nao sei a resposta :o)

Continuando pela Princes Street, entramos no Princes Street Gardens. Havia muitas, muitas rosas, e de todas as cores! E a mais interessante era a laranja: você já viu rosa laranja? Eu conhecia amarela, creme e branca. Mas laranja?


A rosa que nao era rosa


A rosa laranja de pertinho...


Nesse parque também estava exposto o projeto Hard Rain. Se tiver tempo, dê uma olhada no site. É uma amostra inesquecível e tocante de fotos, tendo como tema a letra da música 'A Hard Rain's A-Gonna-Fall' de Bob Dylan. Nao tem como nao se arrepiar!


Ainda no Princes Street Gardens, passamos pela National Gallery of Scotland e pela Royal Scottish Academy.


No meio de tanto cinza, é um descanso para os olhos a visao do colorido das flores!!!



Ainda no parque, fomos visitar o Scott Monument, monumento erigido em homenagem a Sir Walter Scott (1771-1832), considerado um dos mais famosos escritores escoceses.

Scott Monument


O legal é que dá para subir nesse monumento até o topo (287 degraus, ou algo do genêro). Mas nao aconselho para claustrofóbicos: a escada em caracol fica num dos pilares do monumento, e é muito, muito, muuuuuuito estreita (e escura, muito escura)!!! Quando estávamos quase no topo, fiquei com medo de ficar entalada na dita cuja: já pensou a situacao? :o)))


Mas a paisagem do topo valeu a pena...


Agora, olhando em volta, essa parte da cidade é cinza, muito cinza, nao? Tem o seu charme, mas tanto cinza me deixou um pouco agoniada...


E, para pôr um pouco de cor novamente nas nossas férias, fomos até a George IV Bridge, na Elephant House. A Elephant House é um café super simpático, ponto de encontro para estudantes. Os petiscos têm uma cara ótima, e o café estava delicioso (o que nem sempre é fácil de achar na terra do chá...). No nosso guia, estava escrito que a vista era muito bonita também. Olhando o café de fora, eu achei estranho que tivesse uma vista. Mas, entrando no café, e caminhando até o fundo, há uma sala com uma janela enorme e uma vista do castelo maravilhosa! Vale a pena! E, nao é por menos que foi nesse café que J.K.Rowling escreveu boa parte do livro Harry Potter - olhando pela janela, ao invés do castelo de Edinburgh, eu via Howgarts, hehehe. A escritora vinha para cá e pedia somente um café por dia (por falta de grana). Hoje, é uma das mulheres mais ricas do Reino Unido. Esse mundao dá tantas voltas...


Perto do Elephant Café, fica também o Frankenstein Pub. O pub fica numa antiga catedral, e têm três andares. Achei a idéia da catedral interessante, mas o pub era meio turístico demais, entao decidimos nem entrar. Mas fica a dica :o)


Do café, decidimos fazer um roteiro a pé indicado pelo guia Lonely Planet. Mas, isso eu conto só amanha :o)




7 comments:

Silvinha said...

Que vistas lindas!

Preciso levar o Lumpy na elephant House, preciso... *_* hehehe

Vc ja subu a escadaria da Notre-Dame? Tb estreita e parece que não acaba nunca... eu tive crise de asma!!! (e eu não tenho asma!)

Beijo!

Anonymous said...

Que lindas as fotos!
Adoro ver os lugares por onde jah passei pelos olhos de outras pessoas...
E que sorte que voces deram de ter pego um solzinho... Quando fui com minha irma uns anos atras, fomos logo depois do natal, e o tempo estava de matar! Um frio daqueles cortantes, muita neblina, neve e escuridao!
Mas mesmo assim Edimburgo eh linda!
Bjs
Adri

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha,
Sabe que eu pensei no Lumpy quando estive lá? O café é todo decorado com elefantes: muitos e muitos elefantes :o) O Lumpy definitivamente vai se sentir em casa (apesar que nem preciso dizer que, em matéria de fofura, ele ganha disparado de todos, né? :o) )
E, nao, nao subi a escadaria do Notre Dame! Vou anotar na minha listinha de 'To Do', hehehe :o)))
Beijos!

Oi Adri,
Bem-vinda ao Joaninha :o))) Antes de viajar, fui no seu blog olhar as fotos da Escócia e curti muito!!! E, nao adianta, cada época tem suas vantagens: a gente teve sol, mas arquibacandas horrorosas enormes estragando a entrada do Edinburgh Castle, aaaaaaahhh!!! Fazer o que :o)))
Beijocas, e volte sempre :o)

Anonymous said...

What's Lumpy?

Joaninha Bacana said...

Hi Namorido,
Lumpy is the cuttest elephant ever!!! :o)

Here:
http://noutroladodoespelho.blogspot.com/2007/02/saudades.html

XXX

Cacá said...

As fotos do Mr.Steadman, como sempre estão de arrasar. Congrats! :)

Claudia Pimenta said...

oi angie! menina, vc sabe que tive essa sensação de ficar "entalada" na sacré couer! cheguei lá em cima arfando (risos)... foi uma experiência estranhíssima!

apesar de tanto cinza, há algo inspirador nestas paisagens... vou anotar suas dicas, viu?

bjs, querida!!!