Tuesday, September 9, 2008

Escócia - preparando a viagem...

Ainda estou organizando as fotos que serao publicadas no blog -> se vocês soubessem a quantidade de fotos tiradas por namorido, vocês saberiam o trabalho hercúleo pelo qual estou passando, hehehe. A propósito, 99% das fotos sao by namorido (e o resto minhas, hahaha), mas isso vocês já sabem :o) Tô quase pronta, e começo o relato amanha. E, já vou avisando: o relato vai ser grande, e tomar muitos e muitos posts: adooooooro escrever sobre viagens, porque quando faço isso, é como se estivesse viajando de novo. Entao, me aguardem, hahaha.

Enquanto isso, o post de hoje é sobre o planejamento: só para mostrar que viajar dá trabalho, muito trabalho. Pelo menos quando se tem sangue alemao nas veias, e tudo precisa ser feito de maneira organizada e com muita antecedência, hahaha.

No início do ano, namorido e eu começamos a pensar sobre as nossas férias. E nos decidimos pela Escócia. O primeiro passo foi decidir a data. Namorido e eu estávamos entre maio, agosto e setembro, mas decidi perguntar ao expert: meu colega de trabalho escocês, hehehe. Ele disse que em maio ainda há alta probabilidade de pegar dias com muita neblina (fog). E que em agosto sao as férias escolares na Escócia, entao todos os pontos turísticos estao cheios com famílias escocesas. Adicionando os turistas vindos de outros países, têm-se gente, muita gente, por todos os lados. E em setembro... bem, setembro foi exatamente o mês que ele recomendou (ainda bem, porque senao ia faltar data para a gente ir!): ainda é verao, mas nao é época de chuvas (se é que a Escócia tem época para chover...). A probabilidade de pegar neblina é menor. E, apesar de ainda ser estaçao alta, a quantidade de turistas cai bastante em relacao a julho e agosto. Entao, decidimos por setembro mesmo.
Segundo passo: comprar as passagens aéreas. Como seria a primeira vez que namorido iria dirigir do lado 'errado' da estrada, decidimos alugar um carro ao invés de colocarmos os nossos em risco, hahaha. Além disso, a viagem de carro de Aachen até Edinburgh é longa e cansativa, entao decidimos ir de aviao mesmo. Reservamos o vôo pela Germanwings: reservando com muita antecedência, conseguimos um bom preço, saindo do aeroporto de Köln e pousando no aeroporto de Edinburgh.

Terceiro passo: compramos dois guias de viagens. Aliás, o Lonely Planet Scotland o namorido já tinha, entao compramos outro guia em alemao, que veio com um mapa que se mostrou super útil!!! E, gostei de ter levado os dois guias, porque havia algumas dicas no guia alemao que o Lonely Planet nao tinha.




Munidos dos guias e do mapa, namorido montou o roteiro:
Dia 1 e 2: Edinburgh
Dia 3: castelo de Stirling / Aberfoyle / Parque Nacional de Trossachs
Dia 4: Parque Nacional de Trossachs / Glencoe
Dia 5: Fort William / castelo de Stalker / Ilha de Skye
Dia 6: Ilha de Skye
Dia 7: castelo Eilean Donan / Inverness
Dia 8: Parque Nacional de Cairngorms
Dia 9: Edinburgh

E, munida do roteiro, foi a minha vez de entrar em açao: procurei por bed&breakfasts e hotéis pela regiao. Para isso, usei dois sites que eu adorei e recomendo:

Reservei tudo com antecedência, e acho que foi uma boa decisao. Em setembro, ainda é alta temporada, e vários B&B já estavam ocupados quando tentei marcar reserva. E, eu odeio chegar num lugar, depois de ter curtido o dia inteiro (portanto, cansada!), e ainda ter que procurar lugar para dormir e nao achar (já me aconteceu, e prometi aos meus botoes que, se depender de mim, nunca mais!). Além disso, conseguimos achar ótimos B&B, que nao ficavam necessariamente em lugares visíveis da estrada e que, portanto, se nao tivéssemos reservado com antecedência, provavelmente nao teríamos conhecido. E, quanto aos hotéis, consegui bons preços, justamente pela antecedência da reserva.
Munidos de passagens, de reservas e roteiro, de guias e mapas, lá fomos nós!!! Aliás, conforme meu colega escocês, munidos de muito otimismo também, porque só otimistas para ir passar as férias num país que chove, e muito, e que é frio e cinza... Veremos, veremos...

E, chega de lenga-lenga, amanha comeca a viagem :o)
+++++++++++++++++++++++++
Tá um dia lindo por aqui hoje! Sol, céu azul, temperatura amena. Oh delícia! Oh vontade de sair desse escritório e ir passear ao ar livre!

5 comments:

Silvinha said...

Apesar de meu sangue alemão ser apenas uma fração, tb organizo nossas viagens com meses de antecedência e faço roteiro e tudo mais. Costumo usar bastante o tripadvisor.com, assim da p/ saber a opinião de quem ficou nos hotéis e b&b's (e as fotos dos turistas, pq foto de hotel sempre mostra tudo novinho e bonitinho).

Foi muito dificil se acostumar com o lado "errado" do volante?

Oba, fotos frescas a caminho!

Beijos

Rog said...

You forgot Oban! ;o)

Claudia Pimenta said...

oi!!! apesar de não ter sangue alemão (agora fiquei na dúvida... risos), sou suuuper organizada p/planejar as férias! quer período mais importante que este (risos)? eu normalmente começo, como vc, bem antes... e depois, é só curtir, né? as próximas férias - mês que vem - já estão sendo pensadas há uns quatro meses... não vejo a hora de chegar! bjs! aguardo as fotos (eu tb tiro muuuuuitas fotos...)!

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha,
Ótima idéia sobre o tripadvisor. Eu devia ter checado o nosso hotel em Edinburgh, porque com esse tivemos azar, e o review no tripadvisor (li só agora, hahaha) é muito ruim! Saco! Mas, da próxima, eu fico esperta :o)
Beijos!

Oi namorido :o)
Oban nao tava no nosso excel, hahaha :oD
Beijocas

Oi Cláudia,
Para onde você está indo? Eba, fotos, muitas fotos!!! :oD
Beijos!

Carol Marques said...

Eeeba, vc voltou! Eu tb voltei! Preciso atualizar o blog... tb tô tendo um trabalhão pra selecionar as fotos da viagem.

A gente se vê na semana que vem, né? :)
Beijocas...