Sunday, October 19, 2008

Pastelao de Alho-Poró (da mami)

Como veio bastante alho-poró na minha biokiste, decidi fazer um pastelao ontem. É receita da mami, e uma das minhas comidas prediletas!!! Eu lembro que, quando pequena, era sempre uma festa quando tinha esse prato na mesa :o)

E, confesso, eu nao tenho muita paciência na cozinha, entao sempre uso uns atalhos (aka facilidades prontas) para agilizar o processo. Shame on me, eu sei! :o)

1. Fatiar o alho-poró e cozinhar o dito cujo na água. O cozimento é super rápido, o que faz o alho-poró ganhar vários pontos na minha cozinha :o) Depois de cozido, escorrer a água. Quando eu tenho alho-poró suficiente, eu dou uma incrementada, e adiciono um pouco de creme de leite (próprio para cozinhar) e um pouco de requeijao. Quando eu nao tenho suficiente, eu junto o alho-poró congelado pronto da Iglu, que já vem com um creminho :o)


2. Abrir uma massa de pastelao numa forma untada. Eu compro pronta, mas admiro quem faz!!! :o) Seguindo as dicas da super Carolina, perfurar a massa com um garfo (sempre esqueco porque, mas sigo a dica religiosamente, hehehe). Depois da massa perfurada, comeca a montagem. Uma camada de presunto. E, agora, a super dica da mami: pincele o presunto com mostarda, que dá um gostinho super bom!



3. Segunda camada: o alho-poró. Terceira camada: queijo. Que pode ser em fatias, ou ralado. O que tiver na geladeira.


4. Depois de montado (com quantas camadas a sua imaginacao/ingredientes permitir), feche o pastelao, e pincele com uma gema de ovo. E, para dar o efeito final, jogue alguns graozinhos de gergelim por cima.

5. Pronto! Agora é só colocar no forno, e adivinhar quando está pronto (na minha cozinha, é sempre no olhômetro, mas leva, em média, uma meia-hora com o forno a 180°C).


E voilá: pastelao de alho-poró, vindo direto da minha infância querida, receita poderosa da minha mami :o)

8 comments:

Silvinha said...

Seu pastelão ficou lindo, Angie!

Nunca tinha me tocado de jogar gergelim em cima, eu adoro!

Qual massa vc usou? Nudelteig, Blätterteig?

Beijo!

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha,
Eu usei Mürbeteig (pâte brisée), do Edeka. Mas, acho que dá para fazer com Blätterteig também. É que eu nao sou muito fa do Blätterteig, entao nao uso nunca (apesar de namorido amar, hehehe).
Beijocas, e bom domingo!
:o)

Claudia Pimenta said...

oi angie! amoooooo pastelão!!! e o seu está maravilhoso - deu água na boca! parabéns!!! bjs e bom domingo!

Anonymous said...

Parace uma delicia !!!

Vamos copiar a ideia assim que der um tempinho...hehehe...

Aqui nao achamos nada parecido com requeijao .... hummmm vou ver se trago dai !!!

Beijinhos
Val e Luiz

Anonymous said...

aiiii... fiquei co água na boca e fome... manda um pedacinho pra mim, manda?! beijinhos, Mí

_+*Ælitis*+_ said...

Adoro receitas assim, é bem à la française, é bem como eu gosto! a experimentar, porque eu gosto de legumes mas o moço aqui não!

Beijo meu ♥,

A Elite

SandraM said...

Menina, que pastelao de cara boa! Vou tentar fazer esse recheio com a minha massa-de-torta-infalível-light de liquidificador facílima de fazer. Nunca imaginei em pincelar mostarda no presunto! E como requeijao, voce já experimentou isto: http://www.milkana.de/c1.phtml ?

Cacá said...

Nossa, nunca pensei em usar massa pronta. Eu sempre faço a massa, que não dá trabalho, mas exige tempo e às vezes TEMPO é material escasso por aqui.
E é bom fazer furinhos na massa para ela não estufar. :)
Beijocas!