Monday, January 5, 2009

Barcelona - Catedral do Mar

Rumo a Catedral do Mar, entramos numa loja da Nespresso (uma espécie de máquina de café) para comprar alguns refis para o irmao de namorido. Acabamos desistindo de comprar, porque as filas na loja eram intermináveis, de impressionar! E, pela manha, já havíamos ido em outra loja deles, e as filas eram exatamente do mesmo tamanho, inclusive com maquininha de senha para organizar as filas e tudo! Ótimo caso de marketing a ser estudado: ou de sucesso de produto na Espanha (esse sucesso é só na Espanha, ou em outros países as lojas também sao assim?), ou de má organizacao do espaco de venda, ainda nao sei bem qual dos dois!


De lá, passamos pela praca Saint Jaume, onde um presépio havia sido montado. Namorido contou que, esse ano, o menino Jesus foi roubado no meio da madrugada. Desde entao, eles acorrentam as figuras (de maneira discreta, claro), e o menino Jesus, depois de um certo horário da noite, é recolhido.


Nessa praca, de um lado, há a prefeitura de Barcelona, e do outro, o Generalitat (sede do governo da Catalunha). É engracado porque voce também pode ver dois 'espécimes' diferentes de polícia, um em frente ao outro.

Polícia local de Barcelona

Polícia 'estadual' da Catalunha

Prefeitura de Barcelona

Continuando a caminhada, precisei ir ao banheiro (sim, a caminhada nao foi tao curtinha assim, hehehe), e assim escolhemos um bar para entrar e tomar algo. Infelizmente já havíamos almocado, porque os pinchos no balcao estavam uma tentacao! Pinchos sao uma especialidade basca. Sao pequenos sanduíches, canapés e petiscos, cada qual com um palito de dente. No final, a conta é calculada pela quantidade de palitos que você possui.


No caminho, já passando pelo bairro gótico, várias ruelas e prédios que dao um clima todo especial ao lugar. É uma das minhas áreas prediletas dessa cidade.

Olha a largura do prédio da esquina!

E, depois da longa caminhada, finalmente chegamos a Catedral do Mar (ou, como nao se cansava de repetir namorido, nao é Catedral do Mar, é Església de Santa Maria del Mar, hehehe). Quando chegamos, a igreja ainda estava fechada. Aliás, para quem planeja visitá-la por dentro, é necessário se informar dos horários antes. Eu nao tinha a mínima idéia que a igreja fecha ao meio-dia! E, meio-dia na Espanha (ou Catalunha) dura até 16h30 da tarde, hehehe.

Como chegamos às 16h20, só precisamos esperar 10 minutinhos. A igreja é austera, com muito concreto. Mas acho que foi justamente por isso que eu gostei: nao há aquela presenca de ouro, muito ouro, que acaba oprimindo. Valeu a visita! E, para quem ainda nao leu o livro, corre, tá mais do que na hora!

6 comments:

Silvinha said...

Os espanhois devem ser super fãs do George Clooney p/ beber tanto Nespresso assim!

Aquelas ruelas estreitas me deram uma angustia! Eu ja ficava claustrofobica em certas partes de Paris, imagina ali? Surtava...

E o roubo do boneco? hohoho

Beijo!

Claudia Pimenta said...

oi angie! ah, barcelona é linda... qto a nespresso, parece que virou mesmo uma febre! estive na da champs élysées, mas não fiquei mt impressionada... e achei caríssimo - um café por 4 euros! aqui no rio, tb tem nespresso, mas acho ainda mais caro... anyway, tem gosto (e bolso p/ tudo)! bjs, querida!

Ana Rosa said...

Li o livro sim e amo essa catedral tão forte e imponente, adorei as fotos de Barcelona, amo muito essa cidade, bjs

Nina said...

ahahha, entao é igual onde compramos os nosso refis, rsrsrs, sempre cheio, tem que esperar mt tempo na fila, mas hhhhhmmm, vale à pena! oohh cafezinho bom!

angie, que fotos lindas!
nossa! que cidade bonita essa.

ahhhh, chegou meu postal, chegou, chegou :)
obrigada, fiquei até emocionada :) marido olhou rapidinho, ele que pegou na caixa de correio, olhou e disse: "barcelona??? pra nina???? epa! que negocio é esse?? " ai ele viu que era da angie, ele ja te conhece, e disse: "ahhh é da angie, tudo bem"

e eu fiquei só rindo, de boba!

um beijao querida

Ciça Donner said...

Pecado pecadoso, imperdoável nao ter vindo aqui te desejar feliz natal... mas ainda da tempo de desejar feliz ano novo??ß FELIZ ANO NOVOOOO... Esse ano promete né minha linda? Entao vamos curti-lo desdo comecinho!!!!

BEIJOS

Monique Lôbo said...

Oi Angie, que caminhada boa essa que você fez! Como Barcelona é linda!!! Linda de viver!!
Eu ja tinha ouvido falar que lá na Espanha eles param quase tudo ao meio dia e só voltam as quatro da tarde!rs!!
E a catedral é linda!Nossa, é de encher os olhos! Adoro essas ruelas tipicas da Europa, são tão bonitinhas!!
As fotos estão ótimas,como sempre!
To adorando o passeio!!

Bjãoo