Thursday, July 9, 2009

Sessao Saladas - o retorno

Terça-feira fui na minha nutricionista (depois de quase três meses - primeiro eu estava viajando, daí ela saiu de férias, daí eu estava viajando novamente). Foi muito engraçado (ou trágico, ainda nao sei): quando ela pediu para eu subir na balança eu olhei para ela e disse: subo nao! E nao subi. Acho que ela nao tá acreditando até agora, hehehe :o) Mas, como eu sabia que tinha engordado 2 quilinhos (sim, toda essas comilanças tinham que estacionar em algum lugar...), resolvi que era mais efetivo traçar um plano de açao para eliminá-las do que ganhar puxao de orelha :o)
O plano de açao está traçado e passado dois dias continua tudo sob controle (nao, nao estou fazendo dieta - é mudança de hábitos mesmo, e por isso demora. Mas nao perco a fé, hehehe). Minha meta é continuar firme e forte pelas duas próximas semanas (com muito esporte e controlando a alimentacao). Ontem, debaixo de muita chuva, coloquei meu bonezinho e capa e lá fui eu, caminhar cantarolando pelo bosque (ok, cantarolando nao: eu parecia mais era um gato molhado, hehehe).

E, aproveitando a onda de leveza, uma receita de saladinha que foi sucesso lá em casa (até namorido, que nao é chegado, jantou só ela):


Salada de cenoura asiática
(do livro Salate - Brigitte Kochbuch)

Eu cortei a receita pela metade (de 4 para 2 porcoes) e mesmo assim ficou enorme! Dá para uma refeicao tranquilamente :o)

500 gr de cenoura
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
5 gramas de gengibre fresco
Sal, pimenta
1 cebola roxa (45 gramas)
meio dente de alho (eu acabei usando um inteiro - amo!)
3 colheres de sopa de creme de côco (creme de côco é o mesmo que leite de côco?)
3 colheres de sopa de suco de laranja (espremido na hora)
meia colher de sopa de suco de limao
tabasco
meio maço de folhas de coendro (Koriandergrün) - adoro também!
1 colher de sopa de raspas de côco

Descasque as cenouras e corte em tiras fininhas.

Esquente 1 colher de sopa do óleo de gergelim numa frigideira e acrescente as cenouras. Deixe no fogo por 5 a 10 minutos.
Descasque o gengibre e junte à cenoura ainda no fogo. Temperar com sal e pimenta.



[A dica é fazer essa primeira parte com antecedência, para dar tempo da cenoura esfriar e colocar na geladeira. Caso contrário, a salada vai quente mesmo pra mesa - como foi o nosso caso, hehehe]

Pique o alho. Corte a cebola em tirinhas finas.

Para o molho da salada, misture o creme de côco, o suco do limao e da laranja, o alho, um pouco de tabasco e o resto do óleo de gergelim. Tempere com sal e pimenta.

Misture a cenoura, a cebola, e o molho da salada. Pique as folhas de coentro grosseiramente, e misture com a salada. Coloque em tigelinhas ou pratos, e polvilhe as raspas de côco (eu só tinha côco ralado, entao foi esse mesmo!) sobre a salada. Voilá! O gosto foi totalmente aprovado aqui em casa, e vai ter repeteco com certeza!!!

12 comments:

Camila said...

Hmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Vou fazer essa salada hj mesmo!!!
Por conta da Biokiste que comecamos a receber, estou em contato com vegetais até entao desconhecidos. Fomos "presenteados" com Mangold - ô bicho amargo, pelamor!, couve-flor (que eu detestava, mas descobri uma receita bacaninha e agora eu gosto dela) e a injusticada erva-doce.
Eu DETESTO sementes de erva-doce e nunca tinha pensado em comer a dita-cuja, mas me animei a tentar uma receita que me enche a boca de água só de lembrar...
1 bulbo de erva-doce cortado em fatias finas, 1/4 de cebola roxa em fatias finas, 1 laranja em fatias de uns 3mm, um punhado de nozes picadas grosseiramente (fiz com castanha do Pará), tudo misturadinho e regado com um vinagrete de mostarda, suco de meio limao, azeite extra-virgem, flor de sal e pimenta moída na hora. Duas fatias grossas de Roggenbrot e guten Appetit!

Carol Marques said...

Isso mesmo, perseverança! :)
E adorei a saladinha. Vou fazer aqui em casa.

(obs.: gostou do pão?)

Beijocas!

Silvinha said...

Sair caminhar na chuva é que é disposição!!!

Continue firme :)

Beijo!

Cacá said...

Angie, a receita da Camila tá me dando água na boca!!! Hahaha...
Camila, parabéns!! Vou copiar a sua receita e executá-la em breve!

Interação via comentários, hahaha.

Beijocas!!

Márcia said...

Adorei a receita Angie!!!
E as fotocas estão belas, me deu até vontade de comer salada, isto é bárbaro! Beleza realmente põe mesa!
Boa sorte na fase light querida!
Bjim

Anonymous said...

nossa, esta salada ficou linda e parece mesmo saborosa, o branquinho que aparece na foto é o q? bjinhos, Mí

Katia Bonfadini said...

Angie, essa salada parece uma delícia! Tipo de coisa que adoro preparar: saladas incrementadas! E essa mistura com côco deve ser bem interessante. Uma vez provei num restaurante indiano uma salada de lentilhas com tomate picadinho, celola e côco ralado. Amei! Ah, a foto da salada pronta está super apetitosa. E pra emagrecer de vez, o melhor mesmo é a reeducação alimentar, né? Eu comia muito mais besteira antes... adorava chocolate e hoje em dia não ligo muito (só caio na tentação com o Lindt, claro!!!). Agora continuo comendo umas besteirinhas aqui e ali, mas só de reduzir as porções, já faz uma grande diferença... Beijão e boa sorte!

vida cotidiana said...

Nossa deve ficar uma delícia, vou fazer também, já que eu também estou fazendo uma dietinha, rsrsrs, bjs

SÍLVIA OLIVEIRA said...

Mas vou correndo lá fazer uma dessa para mim... depois conto aqui o resultado! Bjs!

Nina said...

Hmmmm, adoro cenoura :)

Mas que paciente teimosa, quer dizer que nao subiu mesmo na balanca foi???

Ciça Donner said...

Mana algo me diz que essa dai vai me agradar mais quentinha mesmo... até pq alho aqui em casa só frito/refogado. égua é uma tortura, mas Marido nao gosta

Anonymous said...

OI,AMGIE
Adorei esta receita... vou fazer logo que tiver todos os ingredientes em casa( preciso ir ao mercado público )
beijocas camininha