- Namorido ainda está com um resquício de tosse, mas fora isso, novinho em folha :-)
- O inverno chegou! Que chuvarada esse final de semana!
- Continua saindo fumacinha da minha cachola, mas acabei um trabalho esse findi. Agora faltam mais dois, e aí... bom, aí é estudar de novo, porque novembro tem mais :-O
Mas voltando a Barcelona...
Depois do casório, e de uma noite bem dormida, fomos no dia seguinte direto para o centro de Barcelona. Cada cidade espanhola festeja o dia do seu santo padroeiro (o dia mesmo é feriado, mas as comemoracoes normalmente levam uma semana ou mais, com fogos de artifício lindíssimos): essa é a chamada Festa Major. No nosso caso, eu estava super curiosa para ver, pela primeira vez, as castellers, que sao uma espécie de torre humana (uma tradicao na Catalunha datada do final do século 18).
Nós chegamos cedo na Plaça de Sant Jaume, e o lugar já estava lotado!!! Eu tenho meio pânico de multidoes, e tive que respirar fundo para encarar o mar de gente! Era tanta gente que ficava complicado até para as pessoas se locomoverem de um lugar para outro: nao tinha uma brechinha livre!

Às 12h as castellers comecaram. Primeiro os grupos entraram na praca, com uma torre de 3 pessoas sustentadas pela base (que se locomovia). Havia três grupos participando: Castellers de Barcelona, Castellers de Vilafranca (o top do ranking de castellers no momento) e os Minyons de Terrassa.



Os castellers sao verdadeiras competicoes e, como tal, seguem certas regras. Algumas delas sao:
- Quando eles comecam a construir o quarto andar, a música comeca. A partir do momento que a música comeca, nao tem volta. Se eles decidirem nao continuar porque a constelacao inteira nao está estável o suficiente, eles perdem todos os pontos. Mas, se a música ainda nao comecou, eles podem comecar e descomecar quantas vezes quiserem.
- Há diferentes constelacoes. De 4 andares, de 8 andares, de 8 andares com uma agulha de 4 andares no meio, e assim vai.
- Ganha-se pontos para construir a torre e também para desconstruí-la.
- A crianca que fica no topo precisa subir de um lado da torre e descer do outro. A torre só é considerada completa quando a crianca levanta a mao lá de cima.




As castellers duram bastante tempo. Assim que um grupo acaba, o outro comeca, e todos fazem várias constelacoes. Mas o lugar estava cheio, mas tao cheio, que nós vimos uma apresentacao de cada grupo e decidimos ir embora. Mas valeu a pena, foi emocionante, principalmente ver de pertinho e escutar a música e as palmas retumbantes!
E sabe o que mais? No Brasil também tem!!! Em Sao Paulo há a Associacao Cultural da Catalunha com o projeto Castellers. É mole? :-)
8 comments:
Angie, que bom que seu namorido tá melhor.
Aqui em casa quem está dodói é a Mariana, com infecção na garganta, tadinha, tomando antibiótico e tudo. :(
Mas ela já está melhorzinha.
Adorei as fotos e toda a história de Castellers. Deve ser realmente emocionante!!! :)
Preciso te entregar uma lembrança (pra Laurinha, na verdade). Vou te mandar email! :)
Beijoooo!
Oi Angie, adorei as fotos das castellers, já havia lido a respeito no livro La Bodega, que manifestação cultural rica!
Bjim!
Acho essas "torres" o máximo!!! É preciso muita concentração, né????
Menina, sabe que aqui é o veraozão que já está mostrando as caras, né??? Eu vim para a praia com a família, ontem não tinha sol, mas, com criança, sabe como é, né?? Tivemos que ir para a praia mesmo, não teve jeito. E o pior??? Estamos todos vermelhos como camarão...rsrsrsrsrsr....Os quatro!!!!rsrsrsr...Achei que não tinha sol, então peguei um pouco mais leve na renovação do protetor...Resultado: ASSADOS!!! rsrsrsrsrs...
Beijo!
Rê.
Menina, e tem mulher ali é??
pelamordedeus, que loucas :)
Que legal essa tradição! Nuca tinha ouvido falar e adoro descobrir essas tradições de outros povos... deve ser difícil isso! Eu teria um medo danado de me desequilibrar e cair! Mas o espetáculo deve ser bem animado e interessante! Beijos!
Menina que máximo essas torres. Aqui nao temos nao. Adorei.
Bjus
Linda e emocionante a apresentação dos CASTELLERS... Tua apresentação com rica explanação acompanhada de fotos quase que me levou até Barcelona...nãO sabia que este tipo de festejo já está sendo aplicado aqui no BRASIL...
espero que no dia 24, só saiam flores de tua cabecinha... deixa a fumacinha por lá...
falta somente uma semana...
aqui o calor já está nos fazendo suar...
e VIVA O BRASIL...
e VIVA RIO PARDINHO...
e VIVA TODOS NÓS QUE ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS... BEJUS
da tia camininha
Que legal, Angie!!!
Tb tenho um certo pavor de multidões, não sei se encararia, mas deve ser um espetaculo bem emocionante.
Beijo!
Post a Comment