Monday, December 21, 2009

Quarkspeiser

Essa sobremesa me acompanha desde a infância, e foi uma das primeiras que eu aprendi a fazer com a minha mae. É fácil, rápida e leve. E nao tem como errar, o que é muito importante no meu caso :-)

Ingredientes:
Ricota (ou quark) - eu sempre escolho o magerstufe (ou com baixo percentual de gordura)
Clara em neve - para 200 gr de ricota eu usei duas claras em neve.
Acucar
Acucar de baunilha
Limao

A base da receita é misturar a ricota com as claras batidas em neve e acucar a gosto. Pronto! A consistência fica 'de nuvem' :-) Aliás, por falar em claras em neve, ainda me lembro da minha primeira experiência quando crianca. No passo da mistura da ricota com as claras em neve, minha mae disse 'mistura com maos de fada, senao a clara em neve desanda'. Nao tive dúvidas: coloquei as claras em neve na tigela com a ricota, e enfiei minhas maos com tudo para misturar delicamente. Minha mae caiu na risada, e eu aprendi que misturar com maos de fada nao necessariamente exclui usar colheres no processo :-)

Há diferentes declinacoes para o quarkspeiser, dependendo da vontade e dos ingredientes disponíveis:
- Para o verao, fica uma delícia misturar suco de limao na ricota (antes de misturar com as claras em neve). Depois de misturado, é só acrescentar raspas da casca do limao, e voilá! Serve-se com pêssegos em calda gelado. Mega refrescante!
- Outra versao é misturar acucar de baunilha na ricota (e uma gema crua, se eu nao me engano, mas esse ingrediente eu sempre pulo). Com moranguinhos em conserva fica divino, e é uma ótima opcao para substituir o chantilly mega engordante :-)
- Uma versao que eu fazia quando estudante era, alem do acucar de baunilha, misturar um pouco de chocolate em pó na mistura, fazendo uma espécie de mousse de chocolate. Eu tive minhas fases em que adorava comer essa mistura, mas hoje eu acho que passo.
- E a versao que eu fiz esse final de semana foi uma combinacao das duas primeiras versoes e é a que eu faco quando estou com preguica de ralar limao :-) Misturei suco de limao na ricota, acrescentei acucar de baunilha também, e depois misturei as claras em neve. Acrescentei pedacinhos de abacaxi, e voilá: sobremesa pronta, rapidíssima de fazer, gostosa e com poucas calorias :-)

2 comments:

Silvinha said...

Adorei, Angie! Super pràtica e leve :)

Beijos e boa semana p/ vocês!

SandraM said...

hmmmmm!!!!