Monday, June 28, 2010

Próximo Destino: Jokkmokk

De Kiruna pegamos a E10 e a 45 em direcao a Jokkmokk (comecando nossa descida em direcao sul novamente).

Praticado na auto-estrada mesmo, um esporte interessante: roller skiing ou nordic blading. Uma mistura de patins (mas mais compridos, tipo um esqui com rodas) + os sticks de nordic walking

O dia estava cinzo, mas as paisagens continuavam lindas

Na beira do lago, uma casinha...

Entrada para o Parque Nacional Stora Sjöfallet

Em vários lugares encontramos esse capim engracado que se elevava como pequenos montinhos :-)

Mais uma casa 'embutida' na terra (eu acho que elas construídas assim para ajudar a isolar do frio)

Parada em Porjus para tirar foto da antiga usina hidroelétrica (que hoje é museu - também só aberto em junho, julho e agosto para visitacao :-) )

Muito fofo ter placas de trânsito para snowmobile :-)


Chegando em Jokkmokk, fomos direto para o nosso hotel (Hotell Gastis). Era o único que estava aberto na temporada em que chegamos, entao nao tivemos nenhuma escolha :-) O hotel em si até que era ok, mas o ambiente era muito estranho: nao havia ninguém na recepcao, só uns 4 caras na entrada fumando. Eles nos cumprimentaram e disseram que o dono ainda nao tinha aparecido naquele dia. Ok... Resolvemos sair para almocar, e voltar mais tarde.
Fomos na pizzaria da cidade (o único lugar aberto para almoco, e nao, nao era nada apetitoso...) e depois ligamos para o hotel. Caiu na casa do dono, que disse que estaria na recepcao em 15 minutos. Voltamos para o hotel, e novamente estava cheio de homens na frente, fumando e descansando. Muito estranho, nenhuma mulher a vista. Alguns eram alemaes, entao nós achamos que eles estavam lá para trabalhar, e estavam descansando (leia-se entendiando) no domingo. O dono chegou, fizemos o check-in, pagamos (aliás, algo muito estranho também: primeiro hotel em que pagamos na chegada) e fomos para o quarto. Eu nao gostei da atmosfera, e depois que achei cabelos no parapeito de dentro da janela, gostei menos ainda (me deu uma sensacao de meio sujo) :-( Mas era só por uma noite, e como era o único hotel aberto da cidade, resolvemos encarar.

Depois de uma soneca, fomos visitar a cidade. No meu guia, a cidade de Jokkmokk tinha duas estrelinhas (como sendo uma super atracao turística). Nós nao conseguimos decifrar o porque... Acho que a cidade é ponto de saída para vários parques nacionais. Mas, fora isso, nao vimos nada de interessante. Talvez no verao? Ou no inverno?

Igreja (com vááááárias janelas, deve ser super clara por dentro) e ...

... sua torre.

Cinema da cidade :-)

Plaquinha de rua (achei muito fofa, com as letras feitas em alto-relevo :-) )

Uma das atracoes da cidade é o Sami museu. Infelizmente, quando nao se planeja tudo de antemao :-), pode-se perder o horário de entrada (apesar que o pico de visitantes deveria ser no final de semana, nao? Nao entendemos muito bem esse horário das 10h-14h). De qualquer maneira, adoramos o tamanho dos números no letreiro :-D

Aliás, pausa para explicar sobre os samis. De acordo com o wikipedia, "os lapoes (ou sami ou saami) formam o grupo étnico nativo da Lapônia, abrangendo as regioes setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola na Rússia. É um dos maiores grupos indígenas na Europa (sim, Europa também tem indío!), totalizando certa de 70.000 pessoas." A propósito, eu nao sabia, mas a mae da Renée Zellweger é sami!


Lado de fora do museu: exemplos de casas dos samis.

Essa, mais elevada, protegia dos ratos

Nessa era possível fazer uma fogueira no meio, e colocar as camas ao redor (eu abri a portinhola :-) )


Depois de dar uma volta pela cidade, compramos suco e muffins, e fomos fazer piquenique a uns 5km da cidade, pertinho de um lago. O dia estava lindo :-)



Voltamos ao hotel, descansamos novamente (afinal, férias sao férias, hehehe), e fomos jantar no Restaurang Smedjan (que nao abria ao meio-dia, mas abria de noite).

Do lado de fora, o prédio nao prometia...

... já por dentro, era uma gracinha!

Eu adorei os detalhes...

... da decoracao.

O local era mais uma lanchonete do que restaurante, mas a comida era deliciosa, caseira, e feita pela dona (que era uma simpatia). Adoramos, foi uma grata surpresa em Jokkomokk!

Hamburguer (nhac-nhac) com...

... cerveja para namorido. Ele experimentou uma local: Mariestads

3 comments:

Katia Bonfadini said...

Angie, só via s fotos! Depois eu volto pra ler o texto, mas estou impressionada com as fotos!!!!!!!!!! Essas do lago que reflete o céu... o que é isso? Que imagens mais lindas!!!!!!!!! Bjs! Já volto!

Anonymous said...

oiiiiiiii... amei as fotos da igreja e do lago, divinas!!!! bjinhos, Mí

Giovane (Frederico) said...

Joaninha Bacana ,eu achei muito bonito os lugares que você visitou. Se eu tivesse oportunidade de visitá-los,não pensaria 2 vezes.Ahei interessante seus comentários,e também as fotos são muito belas.Tchau e até a próxima!!!
Um abraço Giovane.