Monday, June 14, 2010

Próximo Destino: Umea

Nesse dia fizemos uma das rotas mais bonitas da nossa viagem: a Höga Kusten (patrimônio da Unesco), constituída de vários vilarejos e lindas estradinhas. Infelizmente o céu estava 'branco' e os lagos estavam mais para cinza do que para azul, o que fez com que as fotos nao fizessem justica a beleza do lugar. Que é muito lindo! Se tivéssemos mais tempo (ou se tivéssemos sabido/planejado), teríamos ficado mais 1 ou 2 dias na regiao para dar tempo de explorar tudo com mais calma.
De Sundsvall pegamos a auto-estrada E04 até Härnösand. Lá, paramos num café/restaurante/hotel depois da ponte pênsil e pegamos o mapa com a indicacao da rota cênica da Höga Kusten. E lá fomos nós, por estradinhas mundo afora :-)

Em Härnösand encontra-se a Högakustenbron - com 1800 metros, é a maior ponte pênsil do mundo!

Início da rota cênica - todas as que pegamos eram marcadas com essa florzinha, super simples de se achar!

As estradinhas eram um patchwork só! :-)

Uma espécie de celeiro quase soterrado na colina

O bom é que como estávamos fora da época de turismo, nao havia ninguém na estrada: uma paz e tranquilidade só!




Lá no fundo, uma casinha... Quem será que mora lá?



Joaninha Bacana aterrorrizando a Höga Kusten :-)




No meio do nada, um restaurante chinês só pra constrastar :-)

Enquanto estávamos dirigindo (ou melhor, namorido dirigindo, eu bisolhando :-) ), vimos várias caixas de correio na beira da estrada (até aí, nada de novo). De repente, ultrapassamos um carro do correio e, para nossa surpresa, ele tinha a direcao do carro no lado contrário (nao na esquerda, mas na direita): assim ele podia colocar as cartas direto nas caixinhas de correio, sem ter que sair do carro :-) Muito prático, nao? O engracado é que, depois de ultrapassarmos ele, namorido parou o carro para tirar uma foto e, nesse instante, o carro do correio passou por nós novamente. Namorido já estava com o dedo no gatilho para tirar uma foto do carro do correio com a direcao 'no lado errado' quando, para surpresa de namorido, o cara do correio pára do lado dele e comeca a puxar papo :-) Disse 'hello' para namorido, e perguntou se estávamos de viagem, e de onde éramos, e bla-bla-bla, super simpático :-) Resultado: namorido bateu papo e acabou nao tirando foto nenhuma para esse blog que vos fala :-)

As caixinhas de correio na beira da estrada...

... com direito a decoracoes diversas (inclusive de joaninha, hehehe)

Essas placas (com esse símbolo cheio de voltinhas) também sao super práticas: indicam atracoes que valhem a pena ver (pelo menos na maioria dos casos...)

Igrejinha do século 1600 ainda na Höga Kusten (mais especificamente, em Bönhamn)

A porta estava trancada...

... mas havia um bilhetinho dizendo (ou, pelo menos, eu achei que dizia) que a porta podia ser aberta mas a chave deveria ser pendurada novamente no lugar (ou algo do gênero). Achei super simpático eles deixarem a chave lá para quem quisesse entrar!!!

Interior da igreja

Detalhe do banco

Depois de um longo passeio pela Höga Kusten (e sem achar nenhum restaurante ou café aberto: sim, nós definitivamente nao fomos na época do turismo), acabamos almocando na beira da estrada (na rodovia E04 em direcao a Umea). Mas demos sorte! Além do restaurante fazer parte do White Guide (já explico), era possível comer do lado de fora olhando para uma vista linda! A comida era super deliciosa, e o preco do almoco era mega bom também (salada, duas bebida e dois pratos (1 hamburguer / 1 salmao): 16,9 € no total!).
White Guide: é um guia com os melhores restaurantes da Suécia. Eu nao achei uma versao online onde fosse possível consultar os restaurantes por lugar (tipo como o do Michelin), mas sempre que víamos o adesivo ou cartazinho do White Guide, sabíamos que a comida seria muito gostosa!

Näske Krog (Bjästa): A fachada nao tinha nada de especial...

... mas era possivel almocar fora, no terraco, com uma vista linda!

Buffet de salada de graca (como de costume)

Para mim, salmao com potatis (junto com uma maionese de camarao que eu deixei de lado)...

... e água aromatizada com limao (Dufvemala)

Namorido pediu um hamburguer: vieram dois gigantescos e mais uma porcao de fritas - que, nessa foto, está escondida atrás dos hamburgueres...

... mas olha a quantidade que tinha (ou melhor, que sobrou!)

Em Umea, fomos primeiro para o nosso hotel: Hotel Wasa. Havia alguns outros mais bonitinhos, mas a cidade estava lotada devido a uma conferência, e foi super difícil achar um quarto livre quando marcamos nossa reserva.

A fachada do hotel

O quarto. A decoracao nao era nenhuma brastemp (as cortinas nao combinam com o estofado da poltrona que nao combinavam com o quadro). Mas o tamanho era bom, havia banheiro no quarto, e a cama era confortável :-)

A vista da janela dava para uma garagem interna (pelo menos o quarto nao era barulhento :-) )

Algo que namorido achou muito engracado: uma tábua de passar roupa no corredor, assim como um ferrozinho dentro de um armário :-) Mega prático :-D

Do hotel, fomos dar uma volta pela cidade. O dia estava lindo, com um solzao, e os umeanos (quem nasce em Umea é o que?) estavam definitivamente aproveitando para tomar uma cor :-)

No calcadao da cidade...

... ou no parque :-)

Nós sentamos na grana, mega relax, e namorido aproveitou para tirar algumas fotos


De noite, depois do jantar (que eu conto amanha), demos mais uma volta pela cidade.

A Opera de Umea (NorrlandsOperan)

Alguém duvida que eu sou um anjinho? Bancos super práticos, com auréola embutida :-)

Contador de bicicletas (acho que ele conta quantas bicicletas passaram por ali por ano, mas posso estar enganada...)

7 comments:

Silvinha said...

Adorei sua foto com as casinhas em miniatura!! Mas o hamburguer do namorido roubou a cena, hahaha

Beijo!

Katia Bonfadini said...

Que viagem gostosa, Angie!!!! E a maneira como você relata o passeio e fornece os detalhes do que viu por aí afora é uma delícia...bem diferente dos relatos de viagem tradicionais, acho isso muito legal!!!!! Mesmo com céu branco e lagos cinza, o lugar parece lindo! Adorei a história da chave na porta da igreja!!!!! Imagina isso no Rio de Janeiro, impossível!!!!!

Amei as fotos das flores, a Primavera na Europa é tudo de bom e o colorido vibrante é incrível! Ah, e vc ficou ótima com a auréola!!!!!!

Um grande beijo e sucesso para o Brasil hoje!!!!

Marcia H said...

Angie,
as estradas do norte sao vazias até durante as férias :-)
que igreja linda
sempre achei que o símbolo de lugar turístico lembra um castelo com 4 torres
e realmente o aparelho conta bicicletas ou melhor ciclistas por dia (idag = hoje)e provavelmente por ano
bjss

Anonymous said...

oiiiiii... anjinho, sei não... hahaha... adorei a igreja, e a chave na porta... as fotos do lago estão divinas... bjinhos, Mí

Anonymous said...

AMEI esta parte da viagem de vocês....e dizer que vocês escaparam das nuvens do vulcão..... lindas e bucólicas paisagens tão distante daqui, mas tão semelhantes aos simples e despojados recantos de nosso interior RIOPARDINHENSE..... HEHEHE
BEIJOCAS
da camininha

Carlos(Frederico) said...

Carlos said...

Gostei de sua foto com a auréola, deve ser muito legal estar numa viagem destas.A igrejinha é pratica e simples com as chaves de fora quando não há gente por perto.

Anelise Nonnenmacher said...

AMIGAAAA!!!!! ESTA auréola está magnificaaaaaa...muuuiittoooo combinante...a tua cara....Angie...já imaginou a Lauret?????? e a Mariane então???? Ahahahahahahahaaashhsauhsauhsahsauhsauhsauhsauhsuahsuahsua....