Tuesday, July 6, 2010

Próximo Destino: Östersund

No dia seguinte pegamos a estrada E45 rumo a Östersund. 229km em 3 horas e meia, visto que o limite de velocidade é 100km/h - o que, levando-se em conta todos os bichos que atravessam a estrada, é bem prudente!

No meio do caminho, pausa para alongar as pernas e tirar foto das placas para snowmobile :-)

E, ups, olha eles aí! Dessa vez, um veado...

... e mais um filhote (de veado? Ou de alce? Nao sei...). Era assim que eles faziam: quietinhos na beirada e, quando estávamos chegando perto, tchum: atravessar na frente do carro :-)

A regiao pela qual passamos estava toda inundada (vimos na televisao e como nao entendemos sueco, ficamos com medo que alguma estrada estivesse fechada! Mas nao estava :-) ).

Aliás, nós adoramos a televisao sueca: todos os seriados eram versao original (com legenda em sueco). Oh maravilha!

Quase chegando em Östersund, decidimos encarar mais alguns quilômetros de estrada (E14) e ir conhecer Tännforsen. E nao nos arrependemos: a estrada E14 é linda, fizemos vários 'oooooooohs' e 'aaaaaaahs'! Infelizmente a luz nao estava das melhores (dia nublado, ou com sol que deixava tudo super claro, ou com chuva), e acabamos nao fazendo tantas fotos quanto o lugar merecia. Além disso, eu me arrependi de nao ter parado na fábrica de chocolate de Are (ficava na beira da estrada - mas eu achei que estaria fechada por nao ser época de turismo, entao nem paramos). Vi o chocolate deles depois em várias lojas (dá para reconhecer pela embalagem, que é tipo um cone). Vou ter que voltar para lá :-) Além disso, nós estávamos cansados, mas há várias cidadezinhas com estrutura para esquiar e vimos alguns teleféricos (de repente eles funcionam no verao, nao sei. Mas a vista lá de cima deve ser linda!).

E lá fomos nós pela E14: ponte de madeira :-)

Pausa para comidinhas (já que nao teve almoco...): namorido comprou essa batata-frita de pacote que vinha temperada com dill. Gosto maravilhoso, ótima idéia: chips & dill.

E a versao saudável do lanche: nozes de diversos tipos...

... com saladao comprado no posto de gasolina...

... e suco de laranja.

A vista era linda!!! Deu vontade de ficar mais alguns dias nessa regiao!

Montanha com um pouco de neve, muito verde, e água azulzinha: linda combinacao!

Mattmar Kyrka...

... e a versao moderna da igreja ao lado, com o pessoal consertando (ou isolando?) o telhado


Depois de dirigir uma hora e meia (a partir de Östersund sao 116km) chegamos na Tännforsen, uma das mais poderosas quedas de água da Suécia. De novo, estávamos sozinhos, mas o parque estava aberto e o barulho da água já dava para ouvir ao longe :-) O tchan da Tännforsen é o arco-íris que se forma em cima da queda d'água (em dias de sol...). Nós pegamos tudo no caminho até lá: céu nublado, céu azul, chuvarada, chuvinha. Por sorte, quando estávamos pertinho da cascata, yeah: o sol apareceu, e nos presenteou com um lindo arco-íris (que sumiu e reapareceu diversas vezes).

O início da queda d'água

Era muita...

... mas muuuuita água!

Nao parece, mas essa pontezinha era quase em cima da queda d'água. Como havia chovido, a madeira estava toda molhada e eu fiquei morrendo de medo de uma onda enorme nos encobrir e levar namorido, eu e a pontezinha (das mais trágicas, hehehe). Em compensacao...

... certas pessoas fazem tudo por uma foto e nao se importam se a madeira está molhada ou nao :-)

Lá vem a ááááágua!!! A barulheira era enorme!!!

E lá se vai o aguao, rumo ao lago Tännsjön

Na margem, ainda dá para ver partes da água congelada

Na volta pela E14, foto de um dos teleféricos lááá em cima :-)

E a paisagem bucólica ao redor :-)

Na estrada, placas de atencao contra alces (o que foi engracado, porque o único trecho onde nao vimos nenhum alce foi onde haviam essas placas, hehehe)

Chegando em Östersund fomos direto ao hotel deixar a bagagem, e depois fomos dar um rolê na cidade e fazer algumas comprinhas (havia lojas de decoracao super legais, como a Hamngatan. Tentacao!)

Clarion Hotel - eu adorei o detalhe colorido da cortina :-)

Na praca central de Östersund, prédios antigos de um lado...

... contrastando com bem modernos do outro.

Ruazinha cheia de lojinhas :-)

Alguém perdeu uma cadeira?

A prefeitura...

... a igreja antiga (Gamla Kyrkan) ...

... e o Stadsmuseum :-) Nao falta nada nessa cidade que nós achamos super simpática (se é que uma cidade pode ser simpática :-) ).


Para jantar escolhemos o restaurante Innefickan. O ambiente era bem escuro (fica numa espécie de subsolo de um prédio), entao nada de fotos. Mas a comida estava deliciosa :-) Conforme namorido, eles fizeram o melhor carpaccio que ele já comeu (de carne de gado mas à la oriental, com wasabi e gengibre - kalv carpaccio kryddad med wasabi och lime. Toppad med jordnötter och pickles].

E, depois do jantar, uma caminhada a beira da água (apesar que voltamos logo, logo para o hotel porque o vento estava friiiio)

3 comments:

Silvinha said...

Que vistas lindas, Angie! Adorei o detalhe da cedeira =)

Beijo!

Oscar said...

Gostei da Cachoeira!!! Vcs não fizeram um filminho por acaso não?

Bjks

Live from Germany said...

Cascata, Angie?? Esse negócio era uma cachoeira gigante!!:-)
Lindas gfotos, a paisagem é simplesmente paradisíaca!! Me deu até vontade de ir passar frio...