Wednesday, July 14, 2010

Voltando para Casa e... De Volta ao Passado: Bremen em Abril de 2006

Saímos de Malmö no dia 29 de maio e pegamos a ponte de Oresund para voltarmos da Suécia à Dinamarca. Dessa vez, sem chuva e com céu azul :-)

E cá estamos nós, cruzando a fronteira 'aquática' entre a Suécia e a Dinamarca

No mar, uma fileira de cataventos para gerar energia (ou, melhor dito, aerogeradores - nunca ouvi essa palavra antes!)

O engracado da ponte é que, de um momento para outro (lá longe, a direita), ela termina, se transformando num túnel


Depois da Dinamarca, ferry em direcao a Alemanha.

Por pouco, mas muito pouco, nao tivemos que esperar o próximo :-) Dois carros atrás de nós, mesmo já estando na fila para entrar no ferry, nao couberam...

No ferry, até trem entra (olha um ICE ali no fundo!)


No caminho para Bremen, um mega engarrafamento (devido a trabalhos na estrada) que nos roubou duas horas e meia andando a passo de tartaruga ou completamente parados: aaaaaaaargs! Mas, finalmente, lá pelas 15h, chegamos :-)


Bremen (emendando com Lüneburg e Hameln - sim, o flautista é de lá!) foi destino da primeira viagem que namorido e eu fizemos juntos, em abril de 2006. E como eu nao tinha blog naquela época, segue o registro agora: Bremen em 2006 e, no próximo post, Bremen em 2010 :-)

Na viagem em 2006, nossa primeira parada foi nos arredores de Bremen: o museu de ciências Universum Bremen. Só o formato do prédio já vale uma visita :-) Além disso, o museu é todo interativo, o que é uma maravilha tanto para criancas como para adultos que gostam de mexer e experimentar tudo (como eu, hehehe).

Universum Bremen: nao parece uma espaconave intergaláctica? E o tamanho engana: por dentro o museu é enorme, distribuído em 3 andares (ou 4, nao lembro mais direito)

E, nao, em 2006 meu cabelo nao era vermelho: experimentar perucas modificando o visual fazia parte da sessao Expedition Mankind do museu :-)


Depois de experimentar tudo dentro do museu, fomos para Bremen, onde passamos o finalzinho da tarde e o dia seguinte.

A primeira parada nao tinha como ser diferente...

... Estátua dos Músicos de Bremen, de Gerhard Marcks (na Marktplatz), datada de 1953.

A figura dos músicos de Bremen se repete por vários lugares da cidade, como nesse suporte de lanterna :-)

A prefeitura data de 1405-10 e, de acordo com o meu guia, é uma das mais belas da arquitetura renascentista no norte da Alemanha (te mete!)

A prefeitura vista de ladinho

No Marktplatz fica também a estátua de Rolando (sobrinho de Carlos Magno), com 10 metros de altura e erguida em 1404, simbolizando a independência da cidade.

Do Marktplatz, com a prefeitura a esquerda, vê-se a catedral da cidade ao fundo

Dom, ou Catedral de Bremen, datada do século 11. Por fora...

... por dentro...

...e a vista de cima :-) Sim, subimos até a torre (e dá-lhe degraus)

Do Marktplatz fomos caminhando em direcao a Böttcherstraße. Essa ruazinha, de acordo com o meu guia, adquiriu o estilo art déco em 1926-30, durante reforma feita por Ludwig Roselius, um rico comerciante de café (as riquezas de Bremen se baseavam no comércio de café e de lá, fazendo parte da liga hanseática em 1358 - é muita história!). De qualquer maneira, o que a gente queria ver (ou ouvir) mesmo na Böttcherstraße é o carrilhao, que toca melodias às 12h, 15h e 18h.

Quando o carrilhao toca, no lado direito do prédio...

... há uma abertura disfarcada...

... que se abre, gira e mostra diversos quadros durante a música feita pelo carrilhao.

Entrada da Böttcherstraße

Agora, a parte de Bremen que nós adoramos, e me lembra um conto de fadas, é o bairro Schnoor ou Schnoorviertel.

Mapinha do Schnorrviertel

Uma das fotos que eu adoro de namorido: uma menininha admirando a menor casinha do Schnorrviertel

As ruelas sao sempre lotadas de turistas (incluindo eu, de cabelos longos, ali no meio :-) ), passeando e admirando as casas do século 15 a 18 que, milagrosamente, escaparam da destruicao durante a guerra


A noite, fomos numa cidadezinha nos arredores de Bremen participar da fogueira da Páscoa. Eu nunca tinha ouvido falar no Osterfeuer antes, mas na regiao ele é tao tradicional na Páscoa como a procura dos ovinhos coloridos (leia-se ovo cozido tingido em diversas cores, e nao ovo de chocolate :-) ).

Osterfeuer, ou Fogueira de Páscoa :-)


Mas tudo isso foi lá em 2006. Bremen, em 2010, eu conto amanha :-)

2 comments:

Katia Bonfadini said...

Angie, realmente a foto da menina observando a casinha é tão fofa e delicada! Adorei! E o prédio da prefeitura, que coisa MARAVILHOSA!!!! Fico encantada com a arquitetura da época em que o prédio foi construído, não temos isso no Brasil. Já vi essa escultura dos bichinhos um em cima do outro na Suécia, acho. Parece que é uma espécie de símbolo do país também. Adoro suas viagens... como é bom colocar o pé na estrada e se encher de cultura, novidades, beleza e aventura!!!!! Grande beijo!

Live from Germany said...

Gentiiiiiiiiii!!! mei as fotos. Estamos pensando em dar uma passadinha por lá ainda esse ano. Será que rola no inverno??
Aliás, obrigada por ter votado lá na Ju!!
bjs