Monday, December 13, 2010

Visitando Bruges e ficando mais velha - parte I

Para comemorar meu aniversário (que caiu num sábado - dia 4 de dezembro: 35 anos, passa tao rápido!!!), decidimos passar um final de semana prolongado em Brugges. Namorido e eu já havíamos visitado a cidade várias vezes, mas como é pequena e romântica, sempre é uma boa opcao de passeio.

O que nao contávamos é com a quantidade de neve que caiu na Bélgica. Nós fomos na sexta-feira, e quinta havia mais de 500 km de engarrafamento devido a neve nas estradas (e também pela grande maioria dos carros belgas andarem com pneus de verao - na Alemanha, é mandatório o uso de pneus de inverno). Mas, gracas, sexta já estava tudo mais tranqüilo e chegamos saos e salvos depois de duas horas e meia de viagem :-)

Um dos portoes de entrada da cidade. Ao fundo, o cartao postal da cidade: a torre Belfry

Nós ficamos no Hotel Ter Duinen, o hotel mais recomendado do Trip Advisor. Apesar de ser um hotel familiar e com um atendimento super cordial, fica um pouco longe do centro no friiiiiiiiio do invernao (eram só 15 minutos caminhando, mas o vento cortava a pele de tao friiiio): mas no verao, com certeza, uma boa opcao.

Vista do nosso quarto. Detalhe para o canal congelado :-)

Detalhe das casas típicas de Brugges

Depois de fazermos o check-in, e nos agasalharmos bem (com direito a malhas de la de ovelha merino (Icebreaker) que havíamos comprado para nossa viagem para a Islândia e que sao mega maravilhosas para usar no frio e continuar quentinho, super meias quentinhas de trekking, sapatoes de inverno e super casacoes), lá fomos nós para o centro da cidade.
Lago congelado... tadiiiinho dos...

cisnes!

Esse estava fazendo malabarismos...

... até se endireitar e ficar muito elegante :-)

A propósito, cisnes eram símbolo de status, e só famílias nobres e ricas podiam tê-los. A cidade de Brugges adquiriu o direito de ter cisnes nos seus canais no século 15 - em 1403, para ser mais exata :-)


Janela e decoracao nos tons do inverno: branco e cinza :-)

Caminhando em direcao ao centro, o Museu da Batata Frita: só na Bélgica :-)

Com o frio que fazia, resolvemos fazer uma paradinha e tomar um cafezinho quente

Detalhe da confeitaria: adorei o lustre...

... e os doces :-)

Mas eram mais bonitos do que gostosos: eu pedi essa mini tortinha de pistache que, por dentro, era de nougat: doooooooce demais, meio enjoativo (mas bonitinha :-) ).

Namorido foi de bolo de cerejas: elas estavam bem azedinhas, uma delícia!

E ele pediu um chocolate quente, que veio assim: uma caneca fumegante de leite, com um potinho de chocolaté em pó ao lado para misturar.

Em direcao ao Markt, já dava para ver a torre Belfry (o acesso a torre tem 365 degraus - exatamente como os dias do ano :-) )

A decoracao natalina :-)

A prefeitura no Markt

E as lojinhas, cafés e restaurantes todas no clima natalino :-)

No meio do Markt, uma feirinha de Natal...

... com direito a pista de patinacao no gelo (e uma árvore de cristal no meio :-) ).

Estandes anunciando chocolate quente: friiiiiio, muito friiiiio!!!

Num restaurante que passamos, parei para tirar foto do interior pela vitrine: me senti naqueles contos de Natal em que a mocinha está do lado de fora, congelando, enquanto espia pela janela de uma casa e vê uma árvore de Natal lindamente decorada, e uma lareira com um fogo crepitando. Friiiiiiio, muito friiiiio :-)

Vista do Rozenhoedkaai

Mais um ângulo do Rozenhoedkaai, dessa vez com parte do canal congelado

Depois de encarar esse frio todo (Brugges, definitivamente, é muito mais interessante no verao :-) ), voltamos para o hotel, nos aquecemos e aí saímos para jantar. Mas isso eu conto amanha :-)

7 comments:

Dona Flor said...

Angie, antes de tudo, FELIZ ANIVERSÁRIO!! Estou te devendo um e-mail, pq seu último e-mail me ajudou de montão!
Eu estive em Brugges no meu aniversário em 2009, depois de ter assistido o filme "In Bruge". AMEI a cidade e o filme é um dos nossos favoritos. Vou voltar em Julho do ano que vem pra (hã, hã... será que eu conto?)... ver o show do Bon Jovi na praia de Zebrugges! hahahahaha
Beijossss

Angela said...

Olá Angela, parabéns pelo aniversário!Está na flor da idade!!!! Obrigada pelo convite, quando eu passar por Aachen te aviso! Adoro Brugges, é uma das minhas cidades prediletas! Beijos e boa semana.

Marcia H said...

Angela, ainda nao convenci o marido a visitar Brügge, já passei pertinho de lá várias vezes.

Parabéns, bem tardia. Agora você entrou para o rol de aniversariantes no dia 4 de dezembro, junto com meu pai e meu sogro rsrsrs

bjsss

Nina said...

Atrasado entao: feliz aniversário Angie lindona!!!!!!! nao sabia do teu niver.

as fotos estao lindas e o que é essa árvore de cristal? gente, que coisa bonita!
ainda nao conheco a Belgica, tenho mt vontade de ir, mas nao vou no inverno nao, basta Praga, que é congelante nesse época e que é nossa tradicao ir até la e passar em Dresden visitar "meu pai" e uma amiga queridissima, que tbm é terrível de fria, Dresden nao minha amiga...porque to falando td isso?
lembrei...

menina, qt coisa a gente veste pro frio ne? parecemos cebola, cheios de casca, agora, vou ver esse negocio de la que vc falou, as vezes acho que pedrinho nao tem roupa adequada pra esse invernao, mana, índio é fogo, nao entende de inverno nao :(

Márcia Cobar said...

Angie, Feliz Aniversário atrasaddoooo! Pelas fotos a celebração foi num lugar lindíssimo, quanta sensibilidade nos cliques... Amei mesmo!
E que mais 35 e mais 35 e mais 35 venham com muitas surpresas, muita felicidade, muita saúde e amor pra ti e pro Namorido!!!
Quero conhecer Brugges!!!!
Bjim
Márcia

Silvinha said...

Museu da batata-frita!!!!

Adorei as fotos, quero visitar =)

Beijo!

Katia Bonfadini said...

Como a cidade é linda à noite... perdemos essa oportunidade, mas em uma próxima passadinha pela Bélgica, gostaria muito de voltar nessa cidade de sonho!!!! A decoração natalina realça ainda mais o charrme dessa cidade fantástica... que lugar mais romântico!!!! Bjs!!!