Sunday, December 15, 2013

South Korea: dia 2 - o tradicional churrasco coreano

Para degustar o tradicional churrasco coreano, nós fomos no restaurante Byeokjae Galbi (seguindo a dica de uma reportagem da CNN Travel). O restaurante mesmo cuida da criacao do gado (eles possuem uma fazenda) cuja carne é servida por lá!

Achar o lugar é que nao foi muito fácil. O concierge do hotel deu o endereco para o taxista, mas quando chegamos ao local, nao vimos o restaurante. Mostramos o nome para o taxista (escrito em coreano) e ele mostrava em mímica que era por ali mesmo. Ok. Mas aonde? Decidimos descer do taxi e pesquisar os arredores. Dois adolescentes estavam passando por perto e mostramos o nome do restaurante (escrito em coreano) para eles: sim, eles sabiam onde ficava e nos indicaram o caminho. Na galeria onde o restaurante estava havia outros restaurantes também, todos com o nome em coreano. Por sorte havíamos impresso o nome em coreano também, entao comparando a escrita conseguimos achar o lugar certo :-)

 O tradicional churrasco coreano tem a churrasqueira no meio da mesa :-) Há um pote com brasas, e sobre ele vem a grelha aonde é assada a carne.

 Sentamos a mesa, e já ganhamos uma toalhinha quente para limpar as maos e um copo de chá.

Para temperar a carne, sal e molho de pimenta.

Nós nao tínhamos a mínima idéia do que pedir, entao pedimos ajuda para a garconete. Acabamos optando por dois cortes diferentes de carne: um era uma espécie de filé (que desmanchava na boca) e o outro era o tradicional bulgogi (tiras de carne marinadas). Para tomar, namorido foi de cerveja e eu experimentei o tradicional makgeolli - vinho de arroz. A aparência nao é muito bonita (meio leitosa), mas eu adorei o gosto - docinho :-)

As brasas a toda! Está na hora de vir a carne :-)

O primeiro corte de carne em preparacao. Do lado, um potinho com alhos (xô vampiros :-)  ). O preparo é todo feito pela garconete que, com ajuda de uma tesoura (estranho, nao?) corta pedacos do filé e serve nos nossos pratos. A carne estava simplesmente divina!!! Muito, muito, muito mega boa!

Como acompanhamento, kimchi, aspargos marinados e outros vegetais que eu nao sei quais sao :-O


Kimchi é um prato típico coreano, que consiste normalmente de couve fermentada temperada com alho e chilly. É comido frio, e em todas as refeicoes: café da manha, almoco e jantar. Conforme a guia com quem falei no dia seguinte, o kimchi regula o intestino e tem os efeitos de um iogurte :-)
Eu provei várias vezes, mas definitivamente nao sou fa de kimchi :-)


Nabo (acho eu) em conserva. Do lado, uma espécie de salada de fruta.


Algo que eu nao sabia, mas que li na internet: o comum nao é ter a conta trazida até a mesa depois da refeicao (entao, nao adianta pedir para pagar para o garcom). Na saída do restaurante, há uma pessoa atrás do caixa, e é lá que se paga a conta :-)

Voltando para o hotel, deu aquela vontade de comer um docinho. Entao fechamos a janta com dois pedacos de torta do The Cofffee Bean: tiramisu para namorido e...

... mousse de cholate para mim. Bem light, hihihi.

3 comments:

Sonja said...

Hmmm, bulgogi! Very yummy. And grilled garlic! So convenient that everybody eats garlic in Korea. There are also some less spicy types of Kimchi. Maybe you will like them better.
Take care, Sonja

Anonymous said...

Adorei!!! E vcs envolveram a carne no alface? Como vcs comeram? Bjs
M, Z&Co. exp

Anonymous said...

Reconheci na sua salada de frutas flor de lotus! ( que exótico! Vc gostou?)
Também vi alface (hihi), macarrão de feijão verde
com cogumelos tipo shiitake e tipo um omelete doce fatiado, com um topping de gengibre marinado.
Nossa, manjar dos deuses!
Poderia comer Bugogi todos os dias e morreria feliz!
M,Z&Co. exp