Saturday, February 19, 2011

Comilanca Natalina

A noite do dia 24 nao é celebrada na Catalunha. Mas como para mim o Natal é no dia 24 à noite, nós sempre fazemos uma janta mais especial nesse dia, na casa dos meus sogros.

O prato da vez foi lombo de porco com maçãs. Eu nao sou boa cozinheira, principalmente para carnes, entao sempre encomendamos um prato de carne pronto :-) Em 2009, foi a vez do peru (que era enorme e deixou vááários quilos de peru no freezer dos meus sogros). Esse ano atacamos de lombo. Eu achei que o lombo viria inteiro, com pedacos de maçã acompanhando (encomendar o prato pronto é sempre uma surpresa :-) ). Mas nao: o lombo veio em fatias finas, mergulhado num molho denso de maçãs. Estava bom, mas nao era o lombo que eu tinha imaginado :-) Para acompanhar, fiz salada Waldorf (com o molho metade maionese, metade iogurte natural - fica bem mais refrescante e leve).

Lombo de porco ao molho de maçãs

Vinho de Priorat, da segunda vinícola que visitamos :-)

E, para brindar no final, cava :-)


No dia seguinte, foi o almoco de Natal na casa dos meus sogros, reunindo toda a família. Delííícia!!!



E no dia 26, como já virou tradicao, almoco na casa do irmao de namorido. Dessa vez tirei foto de pertinho de tooooooooodos os petiscos :-)

Um close...

... da mesa.

O tradicional pao com tomate

Presunto ibérico

Essas torradinhas estavam uma delícia: morango com presunto ibérico ficou mega delicioso!!!

Ovos maluquetes, com recheio de atum :-)

Queijo manchego

Camaroes cozidos (eu nao gosto assim, só grelhado :-) )

Espetinhos de pepinos, cebolinhas, pimentao e olivas

Berberechos [em português, berbigoes?] Esses eu nao como, acho a aparência meio estranha, mas namorido gosta :-)

Mejillones en escabeche [mexilhoes em molho escabeche]
Também nao sao meus favoritos :-)

Aspargos brancos

Sardinhas

Salmao defumado em torradinhas

E mais pao torrado...

... para acompanhar o patê de ganso com pimenta e temperos diversos

Fuet [uma espécie de salaminho combinado com linguicinha, típico catalao] nhac!

Batata frita de pacote :-)

Para as criancas, queijinho

E o prato principal (o irmao de namorido tem mais talento que eu na cozinha, e prepara o prato mesmo): lombo de porco com molho de cogumelos

Ele é comido sem arroz ou massa, só com pao para acompanhar

Acompanhando o café, polvorones y mantecados - doces e biscoitos típicos espanhóis para o Natal

Diferentes tipos de turrón - eu gosto do de côco, de gemas e de chocolate, mas sao todos meeeeeega doces :-)

E mini-folhados: com recheio de chocolate ou com amêndoas


E deu de comilanca natalina :-) E, sim, antes que perguntem: nao, repito, NAO engordei nem um quilo nas minhas férias natalinas! Milagre de Natal, eu sei :-)

2 comments:

Taia Assunção said...

Já eu engordei pela minha passagem pelo Brasil e olha que nossa comilança contou com bem menos variedade...será esse o segredo?! Rsrsrsrs...Gosto dos camarões cozidos e depois amanteigados com ervas e condimentos. Ri com o cofrinho...beijocas!

Anonymous said...

Quero Natal outra vez!!